• Não há produtos no carrinho.

30H | Vagas Limitadas | Julho 2023

PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA:
FERRAMENTAS PARA ELABORAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E GESTÃO BASEADO NA NORMA ABNT 17080

A água é essencial para a vida e para a saúde humana, mas a sua segurança nem sempre é garantida. Um grande paradoxo relacionado à água é que, embora seja um recurso abundante em nosso planeta, a maioria das pessoas não tem acesso a água potável segura. É preciso um esforço conjunto da ciência e da política para resolver esse problema e garantir que todos tenham acesso a água segura. Recentemente, em 02/02/2023, foi publicada a Norma Brasileira ABNT NBR 17080 – Plano de Segurança da Água – Princípios e diretrizes para elaboração e implementação do PSA (Plano de Segurança da Água), esta norma apresenta os requisitos para elaboração, implementação e avaliação de planos de segurança da água com a finalidade de assegurar o fornecimento de água segura e potável, por meio de um enfoque de avaliação e gestão de risco desde o manancial ou fonte até o ponto de consumo, independentemente do seu porte e das tecnologias de tratamento utilizadas. Um passo para a garantia da segurança da água potável no país, mas ainda há desafios a serem superados. O novo marco regulatório do saneamento vem aportando investimentos em infraestrutura de tratamento e distribuição de água como a coleta, tratamento e distribuição adequada de efluentes sanitários. Desde então os governos e as empresas pública e privadas veem investindo em sistemas de tratamento de água e efluentes, que atendam às normas de qualidade e segurança. Desta forma, é preciso um esforço conjunto da ciência e da política para garantir que todos tenham acesso a água segura e que a água potável seja tratada e distribuída de acordo com as normas de qualidade e segurança e que atenda as normas brasileiras. Neste sentido, a norma brasileira ABNT NBR 17080 é um passo importante para garantir a segurança da água potável no Brasil.

Este curso é para você que presta serviços em sistemas de abastecimento de água para consumo humano em instituições públicas e privadas, profissional das agências reguladoras e de bacia, órgãos reguladores responsáveis pela verificação da qualidade da água, juristas, academia e outros interessados no tema de segurança da água para consumo humano.

Nosso objetivo é apresentar fundamentos conceituais e técnicos de avaliação e gestão de risco, a metodologia do Plano de Segurança da Água segundo aplicação da Norma 17080, e estudos de casos.

Material
complementar

Você será munido com todos os materiais complementares do curso, para você estar sempre preparado na hora da verdade.

sorteio
de livros

O clima na UCCW é sempre de vitória. Como se não fosse bastante o incrível conteúdo do curso, você ainda pode ganhar livros.

grupo
exclusivo

Grupo no Telegram do curso. A UCCW é mais que uma plataforma de cursos. Somos uma comunidade colaborativa.

O VELHO
PINGA FOGO

Nosso famoso bate-papo antes da aula. Se puder, chegue antes e vai participar de um papo bem quente sobre diversos assuntos da área.

equipe de instrutores

roseANE
SOUZA

INSTRUTORA

VER CURRÍCULO
Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará. ( ano 1985) Pós-graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP( ano 1986. Pós-graduação em Perícia e Auditoria Ambiental pelo IPEN ( ano 2005). Atuou como engenheira no Centro de Vigilância Sanitária e Centro de Vigilância Epidemiológica( ano de 1986 a 2018). Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Saúde Ambiental, com ênfase em Vigilância em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de segurança da água, vigilância da qualidade da água, resíduos de serviços de saúde, vigilância de populações exposta a área contaminada, saneamento, padrão de potabilidade e qualidade da água.

ANGELA di
BERNARDO

PARTICIPAÇÃO

VER CURRÍCULO
Formada em 1997 no curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC-USP, fez mestrado (1998 – 2000), doutorado (2000 – 2004) e pós-doutorado (2005-2009) no Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC-USP na área de pesquisa de tratamento de água de abastecimento. Professora do mestrado e doutorado em Tecnologia Ambiental da Universidade de Ribeirão Preto de 2006 a 2019. É diretora da Hidrosan Engenharia desde 1999, onde elaborou mais de 200 estudos e projetos de Estações de Tratamento de Água e de Resíduos gerados em ETAs, e é autora de livros e de trabalhos científicos na área de tratamento de água.

ALEJANDRO
DORADO

PARTICIPAÇÃO

VER CURRÍCULO
Biólogo pela Universidade de Buenos Aires, Argentina. Possui mestrado em ecologia de ecossistemas aquáticos e terrestres, pela USP, e doutorado e pós-doutorado em Saúde Pública (Saúde Ambiental), USP. Foi consultor da FAO (Roma e Santiago do Chile) e da Comunidade Europeia (Instituto de Desenvolvimento Sustentável – IES -, Itália). Atua como consultor da EMBRAPA, perito do Ministério Público Federal, São Paulo, da Justiça do Estado do Paraná e coordenador de pesquisas ambientais em diversas ONGs (Instituto de Estudos Avançados em Gestão Ambiental, Aruanda Ambiental e Ecoforça). Possui especialização em Geoprocessamento (ArcGis) e em Ecologia da Paisagem na Universidade Complutense de Madri. É Auditor Líder Internacional em ISO 14.000 e especialista em licenciamento ambiental. Atualmente participa na avaliação de desempenho socioambiental para projeto de abastecimento de água no Peru, projetos de bioenergia na Argentina, projetos de geração de energia eólica e solar no Nordeste e implantação de Planos de Segurança da Água. Foi consultor da IFC/Banco Mundial.

josé
mierzwa

PARTICIPAÇÃO

VER CURRÍCULO
Pós-doutorado na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard (2011), livre docência na Escola Politécnica da USP (2009), doutorado em Engenharia Civil [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1996) e graduação em Engenharia Química pela Universidade de Mogi das Cruzes (1989). Atualmente é professor pesquisador da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de projetos e processos de sistemas de tratamento de água e efluentes, conservação e reúso de água e tecnologia de separação por membranas. Ccordenador da CE 177:004.001 Gestão de recursos hídricos para abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem do CB -177 da ABNT.

cassiana
conegian

PARTICIPAÇÃO

VER CURRÍCULO
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1992). Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela UNESP/Rio Claro (1996) e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela UNESP/Rio Claro (2002). Docente da Universidade Estadual de Campinas desde 09/2001. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biodegradação de resíduos e ecotoxicologia de solos, com testes de toxicidade com os organismos Folsomia candida e Enchytraeus crypticus. Na gestão acadêmica foi Coordenadora de Graduação dos cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Tecnologia em Controle Ambiental nos períodos de: 08/2002 a 01/2003, 02/2004 a 01/2007, 08/2009 a 01/2011. Coordenadora do Programa Interdisciplinar Superior (ProFIS) de 07/2014 a 05/2017. Coordenadora de Graduação dos cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Saneamento Ambiental de 01/2019 a 01/2021 e Coordenadora Associada de Graduação dos cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Saneamento Ambiental de 01/2021 a 04/01/2023. Coordenadora Adjunta da Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) dos Comitês PCJ, no biênio 2021-2023.

romeu
cantusio

PARTICIPAÇÃO

VER CURRÍCULO
Graduação em Ciências Biológicas e Bacharel em Ciências Biomédicas pela Universidade Católica de Campinas, Campinas/SP, Brasil. Mestre e Doutor em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP. Professor convidado nos cursos de graduação e pós-graduação (especialização) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outras. Experiência em Microbiologia, Parasitologia, Ecotoxicologia, Plano de Segurança da Água (PSA); com vários artigos publicados no Brasil e no exterior em revistas especializadas atuando também como revisor nas mesmas; e possui treinamentos especializados no exterior.

alfésio
braga

PARTICIPAÇÃO

VER CURRÍCULO
Médico com especialização em Pediatria pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (1990), doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Epidemiologia Ambiental pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (2001). Atualmente é professor e pesquisador do Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos; pesquisador sênior do Núcleo de Estudos em Epidemiologia Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; professor doutor do curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo; e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal Tecnológica do Paraná - Campus Londrina. Tem experiência na área de Pediatria e Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde materno-infantil, saúde ambiental, poluição ambiental, avaliação de risco.

murilo
Damato

PARTICIPAÇÃO

VER CURRÍCULO
Ciências Biológicas USP Mestre em Ecologia Ecossistemas Terrestres e Aquáticos USP, Doutor em Hidráulica e Saneamento Escola Politécnica USP MBA em Direito Ambiental PUCSP.

fábio
kummrow

PARTICIPAÇÃO

VER CURRÍCULO
Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Mestre e Doutor em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Toxicologia a mais de 15 anos, e desde 2010 atua como docente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – campus Diadema. Tem linhas de pesquisas nas áreas de Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia com foco em temas como mutagenicidade de contaminantes atmosféricos e aquáticos, avaliação de riscos químicos, avaliação ecotoxicológica de misturas, contaminantes de interesse emergente e toxicidade de resíduos industriais.

"O papel da universidade moderna é ensinar tudo o que não está no google."

(Ozires Silva)

Calendário do Curso
Terças e Quintas
19H - 21H30

CONTEÚDO DO CURSO (30H)

–        Apresentação da metodologia, conteúdos e do Time de professores

–      Histórico

–      Etapas para o PSA

–      Importância, barreiras múltiplas

–      Formação da equipe do PSA

–     Elaboração do cronograma para desenvolvimento e implementação do PSA

–     Levantamento de dados

–    Elaboração do fluxograma de processos

–    Avaliação do sistema de abastecimento de água

–    Identificação das medidas de controle existentes

–    Identificação de perigos, riscos e pontos de controle críticos

–    Identificação de medidas de controle

–    Estabelecimento dos limites de controle

–    Definição dos procedimentos de monitoramento e controle

–    Elaboração de um plano de emergência ou contingência

–   Desenvolvimento dos planos e programas para implementação das medidas de controle

–   Cronograma de implementação e responsabilidades

–   Validação dos planos e programas

–   Monitoramento e controle operacional

–   Desenvolvimento de planos de ação para gestão do PSA

–   Auditoria e verificação do PSA

–  Revisão do PSA

– Conceitos /considerações

– Risco Epidemiológico

– Doenças e agravos transmissíveis pela água

– Análise da situação de saúde – Dados de surto da DataSUS

–  Governança dos recursos hídricos

– Usos do solo e seus efeitos na qualidade dos mananciais

– Processos de degradação da qualidade da água

– Usos da água

– Legislação

– Conceitos/ considerações
– Risco químico
– Ocorrência na água – Agrotóxicos e Fármacos
– Interpretação de laudos físico-químico ( Portaria GM/MS º 888/21)

– Conceitos/considerações

– Bactérias indicadoras

– Protozoários Cryptosporidium e Giardia

– Cianobactérias e Cianotoxinas – Importância

– Risco Microbiológico

– Principais eventos perigosos em cada etapa dos sistemas de abastecimento de água (manancial, captação, transporte /adução, tratamento, reservação e distribuição

– Avaliação do curso

– Interação entre alunos e o Time de professores

RESUMINDO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

top
© 2024 UCCW

Antes de prosseguir...

PRECISO TE ALERTAR SOBRE UMA PROPOSTA AINDA MELHOR:

Além de todos esses benefícios, assinando o UCCFLIX, você poderá adquirir o curso de ETES COMPACTAS por somente:

R$ 120,00